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 Aluno do Ens. Médio e Graduação: R$ 60,00 Aluno de Pós-Graduação: R$ 70,00 Professores da Educação Básica e demais Profissionais: R$ 80,00 Professores Universitários: R$ 90,00

faculdade-diocesana

5 A 7 DE NOVEMBRO

FACULDADE DIOCESANA DE MOSSORÓ

SOBRE O SEMINÁRIO

O I Seminário Regional sobre Educação e Inclusão Escolar: Formação, Linguagens e Práticas em Diálogo é uma iniciativa da Faculdade Diocesana de Mossoró e Colégio Diocesano Santa Luzia. O evento tem por objetivo propiciar um espaço de reflexão, difusão de conhecimento e troca de experiências a respeito da Educação Inclusiva, contribuindo para a formação dos profissionais da área, bem como ampliar a discussão e promover ações que contribuam para a inclusão escolar numa perspectiva de garantia do direito ao ensino para todos e todas.

O Colégio Diocesano Santa Luzia entende que o desafio da inclusão deve ser um motivo que força o aprimoramento da capacitação profissional de modo que todos os envolvidos tomem para si a tarefa de pensar estas questões de forma reflexiva e coletiva. A partir da soma de esforços com as instituições locais, poderemos contribuir com o fomento de políticas e ações fecundas em nosso estado, reunindo todos os atores com o trabalho de alinhamento para a efetivação do direito e respeito ao princípio da diversidade e da inclusão. Com esse foco o I Seminário Regional sobre Educação e Inclusão Escolar: Formação, linguagens e práticas em diálogo traz como proposta de trabalho a reflexão e o aprofundamento sobre referenciais políticos, pedagógicos e legais da Educação Inclusiva. Serão realizadas palestras, conferências, mesas-redondas, apresentação de pôsteres, painéis e comunicação oral. Reunirá professores, estudiosos e pesquisadores de várias instituições de ensino e sociedade civil em um momento especial de discussões pelo respeito à diversidade e inclusão, pela busca da equidade e pela qualidade da educação.

Objetivo Geral: Propiciar um espaço de reflexão, difusão de conhecimentos e troca de experiências a respeito da Educação Inclusiva e troca de experiências, contribuindo para a formação dos profissionais da área, bem como ampliar a discussão e promover ações que contribuam para a garantia da inclusão escolar numa perspectiva   do direito ao ensino para todos e todas.

PROGRAMAÇÃO

DIA 05

CREDENCIAMENTO

Local: Colégio Diocesano Santa Luzia

Horário: 8h às 12h e 14h às 17h

Endereço: Rua Doutor João Marcelino, 511 – Santo Antônio, Mossoró/RN

 

RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES

Local: Garbos Hotel

Endereço: Avenida Lauro Monte, 1303 – Abolição I, Mossoró/RN

19h às 19h30 – Apresentação Cultural – Coral Santa Luzia

19h30 às 20h – Solenidade de abertura

20h às 21h40 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Temática: Educação Inclusiva: O desafio da educação para todos.

Palestrante: Professor Me. José Pacheco – Fundador da Escola da Ponte

DIA 06

Local: Colégio Diocesano Santa Luzia

7h às 7h30 –  Acolhida Cultural – Grupo ECOARTE

7h30 às 10h30  – OFICINA

Temática: Tecnologia Assistiva como prática do AEE

Ministrante: Rita Bersch – Membro do CAT – Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República.

 

10h30 às 11h – Intervalo

11h  – Uma boa prosa – Relato de experiência

12h às 13h30 – Almoço livre

13h30  – Momento Bem-estar – Departamento de Educação Física (DEFID)

13h45  às 15h15 –  Apresentação de Pôsteres

15h15 às 15h30 – Intervalo

 

15h30 às 17h30 – GRUPOS DE TRABALHO

Local: Salas de aula – Ensino Médio

GT 1 –  Educação e Inclusão Escolar: Aprendizagem na Educação Básica;

GT 2 –  Inclusão no Ensino Superior: Inovação, Inclusão e Qualidade;

GT 3 – Atendimento Educacional Especializado, Formação de Professores e Práticas de Inclusão;

GT  4 –  Transtorno do espectro autista – mediação em tempo de inclusão;

GT 5 – Políticas educacionais e legitimação das práticas inclusivas nos recortes étnico, sexual e de gênero;

GT 6 – Memória, Formação e trajetórias autobiográficas: A invenção de si e do outro em práticas de inclusão.

DIA 07

Local: Colégio Diocesano Santa Luzia

7h às 7h30 – Apresentação Cultural

7h30 às 9h30 – PALESTRA – O autismo e a inclusão escolar

Palestrante: José Evangelista Lima – (UERN)

 

9h30 às 9h45 – Intervalo

9h45 às 10h – Momento Bem-estar – alongamento e movimentos

 

10h às 12h – MESA REDONDA

Escola e Famílias: uma parceria necessária para a inclusão

Ementa: Propõe um compartilhamento de narrativas de experiências entre a escola e as famílias sobre a participação na aprendizagem dos filhos para  inclusão. Reconhecimento da importância da parceria, escola e famílias.

Coordenadora: Professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar – (UERN)

 

12h às 13h30 – Almoço Livre

13h30 – Ginástica Laboral – Departamento de Educação Física (DEFID)

 

13h45 às 15h45 – Minicursos  –  N° de participantes: 30

Local: Salas de aula do Colégio Diocesano Santa Luzia – Ensino Médio

01 –  Educação e Inclusão Escolar: Aprendizagem na Educação Básica;

02 –  Inclusão no Ensino Superior: Inovação, Inclusão e Qualidade;

03 – Atendimento Educacional Especializado, Formação de Professores e Práticas de Inclusão;

04 –  Transtorno do espectro autista – mediação em tempo de inclusão;

05 – Políticas educacionais e legitimação das práticas inclusivas nos recortes étnico, sexual e de gênero;

06 – Memória, Formação e trajetórias autobiográficas: A invenção de si e do outro em práticas de inclusão;

 

15h45 – Intervalo

 

16h às 17h30 – PALESTRA – Direitos da pessoa com deficiência e a inclusão social

Palestrante: Professor Dr. Fernando Gaburri de Souza Lima (UERN)

 

17h30 – Confraternização

18h – Encerramento

 

Observações:

  • A Comissão Organizadora do I Seminário Regional Sobre Educação e Inclusão comunica o cancelamento da palestra AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR, que seria proferida às 16h de sábado, 07/11, pela professora Eliane Rodrigues Araújo foi cancelada por motivo de força maior por parte da palestrante;
  • A programação pode ser alterada sem prévia consulta, devido a situações não previstas pela Comissão Organizadora.

MINISTRANTES

PALESTRAS / OFICINAS

INFORMAÇÕES

Atenção! Confira os trabalhos aceitos para apresentação nos GTs do I Seminário Regional sobre Educação e Inclusão Escolar: Formação, Linguagens e Práticas em Diálogo.

GT 1 – Clique aqui!

GT 2 – Clique aqui!

GT 3 – Clique aqui!

GT4 – Clique aqui!

GT5 – Clique aqui!

GT6 – Clique aqui!

Relação de trabalhos aprovados na Modalidade Pôster – Clique aqui!

 

Pagamento

São duas formas de pagamento da inscrição, aceitas pela comissão do evento:

  • No próprio caixa do banco (boca do caixa) ou Transferência Bancária.

Banco do Brasil

Agência: 4391-5

Nº da Conta: 15053-3   

  • Não serão aceitos pagamentos por depósitos bancários em envelopes, nem pessoalmente à comissão de organização.

Valor da Inscrição:

  • Aluno do Ensino Médio e Graduação: R$ 60,00
  • Aluno de Pós-graduação: R$ 70,00
  • Professores da Educação Básica e demais Profissionais: R$ 80,00
  • Professores Universitários: R$ 90,00

Atenção! A inscrição será validada somente mediante envio de comprovante de pagamento e comprovante de vínculo com a instituição de ensino (Aluno do Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação) ou vínculo empregatício (Professores da Educação Básica e demais profissionais) para o email: deposito.seminariodeinclusao@gmail.com , até o dia 30 de outubro de 2015.

 

Normas para Inscrição de Trabalhos/ Apresentação Oral e Pôsteres /Trabalhos que podem ser inscritos: 

Os trabalhos deverão resultar de:

  • Pesquisas concluídas ou em andamento
  • Narrativas de experiências (em forma de pôster)

Tipos de apresentação:

  • Comunicação oral;
  • Sessão de pôsteres (indicar no início do texto o tipo de apresentação, o pôster deve ser confeccionado apenas depois que o trabalho obtiver a resposta de aceitação pela coordenação do evento).

Processo de inscrição: 

Pode-se participar do I Seminário Regional sobre Educação e Inclusão Escolar: Formação, Linguagens e Práticas em Diálogo como autor ou coautor;

  • Cadastra-se como autor quem assume a responsabilidade de apresentar um texto, quer seja sozinho ou com coautores. Tem de pagar a sua própria inscrição, preencher a ficha do trabalho em que fornece as informações sobre ele e seus coautores, digitar o trabalho (completo) no site do evento (ou copiá-lo) e anexar o seu comprovante de pagamento e os dos seus eventuais coautores;
  • Processo de inscrição: No envio do trabalho deve-se organizar o comprovante de pagamento do autor e coautores, destaca-se que o autor poderá enviar o trabalho completo ao evento, cabendo aos coautores realizar apenas a inscrição;
  • No fim do processo de inscrição autor e coautor recebem na sua caixa de e-mail a confirmação da sua inscrição;
  • Os trabalhos só serão aceitos até a data limite que consta no site do evento. Após o encerramento das inscrições a comissão não se responsabiliza pelo recebimento tardio dos trabalhos e pela efetivação de inscrições;
  • Poderão participar do evento nas modalidades autor e coautor, professores da educação básica, alunos da graduação e pós-graduação, professores do ensino superior, pós-graduação e demais interessados;
  • Os participantes que se inscreverem poderão enviar trabalho nas modalidades autor e coautor (1 trabalho como autor e 1 trabalho como coautor).

Formatação do RESUMO para inscrição:

  • Para ambos os tipos de apresentação (oral ou pôster) o manuscrito deve ser editado em Word for Windows 2003; papel A4; fonte Times New Roman 12; margens esquerda (3,0 cm), direita (2,0 cm), superior (3,0 cm) e inferior (2,0 cm); título e subtítulos em maiúsculas, centralizados, em negrito, sem ponto final; corpo do texto sem parágrafos, em espaço simples; alinhamento: justificado, seguido de autores e coautores abaixo e suas respectivas referências em nota de rodapé.

Modalidade de Comunicação Oral

Submissão em Artigo de pesquisa concluída. O trabalho será apresentado sob a forma de comunicação oral.

ESTRUTURA DO ARTIGO: O artigo deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 8 (oito) páginas e no máximo 12 (doze) páginas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm (incluindo referências, de acordo com as normas da ABNT).

Título:  letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores:  inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Resumo do artigo:  deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco. Inserir “Quebra de seção contínua”.

O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas.

Importante:  o resumo deverá ser enviado, via e-mail ao grupo e e-mail específicos do GT de sua escolha e participação. Só poderão inscrever trabalhos aqueles que estiverem inscritos no Seminário. No ato da inscrição do resumo o autor deverá indicar, via e-mail, sua opção por apresentação oral ou pôster.

 

Modalidade Pôster

Submissão em Resumo Expandido de pesquisas concluídas, em andamento (campo, bibliográfica ou estudo de caso) e narrativas de experiência. Os trabalhos serão apresentados no formato de pôster.

Estrutura do Resumo Expandido:

O resumo expandido deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 4 (quatro) páginas e no máximo 6 (seis) páginas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm (incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras e Referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT).

Título:  letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores:  inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

O Resumo Expandido deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (apresentar os resultados das análises iniciais, quando tratar-se de pesquisas em andamento, podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

  • O pôster deverá ser autoexplicativo, obedecendo a dimensão de 0,90m de largura por 1,20m de altura. Deverá constar título do trabalho, nome de um ou mais autores por extenso, nome da instituição de origem, sigla, cidade, estado, país e respectivos endereços eletrônicos;
  • É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar;
  • O resumo do pôster deverá conter introdução, objetivo (os), metodologia, resultados e referências. Os métodos e resultados poderão ser ilustrados com figuras, quadros e tabelas;
  • Um dos autores, no mínimo, deve permanecer junto ao pôster durante a sessão;
  • A sessão de pôsteres terá duração de 1h30min.

Importante:  o resumo deverá ser enviado para o email: poster.seminariodeinclusao@gmail.com

Só poderão inscrever trabalhos aqueles que estiverem inscritos no Seminário. No ato da inscrição do resumo o autor deverá indicar, via e-mail, sua opção por apresentação oral ou pôster.

 

 

Avaliação e apresentação de trabalho

A Comissão Científica reserva-se ao direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos acima estabelecidos.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado da avaliação será informado por e-mail ao autor correspondente e disponibilizado no site.

AUTORIDADE:  A Comissão Científica reserva-se ao direito de julgar, aprovar, requisitar correções ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados.

Os trabalhos serão avaliados, conforme a pertinência do estudo do Grupo de Trabalho (G.T.) indicado, bem como as discussões norteadoras do evento.

Cada participante terá o tempo de 10 minutos para apresentar o trabalho. Após a apresentação haverá 5 (cinco) minutos para arguição dos ouvintes.

 

GRUPOS DE TRABALHO

Ementário

GT 01 – Educação e Inclusão Escolar: aprendizagem na Educação Básica

Ementa: Fundamentos legais da política de educação inclusiva, a partir da compreensão das transformações históricas da Educação Especial, com vistas à construção de uma prática pedagógica/educacional inclusiva. Acesso, permanência e sucesso do aluno com Necessidades Educacionais Especiais, público-alvo da educação especial, à escola, ao currículo e ao conhecimento. Análise dos processos de implementação da proposta de educação inclusiva no sistema escolar, a dinâmica da inclusão no cotidiano da sala de aula, numa perspectiva do princípio de Educação para Todos.

Email: gt1seminariodeinclusao@gmail.com

GT 02 – Inclusão no Ensino Superior: Inovação, Inclusão e Qualidade.

Ementa: Marcos Político- Legais da Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva. Acesso e permanência de estudantes no Ensino Superior. Por uma inclusão não excludente. Educação, Diversidade, Acessibilidade. Docência e Necessidades. Educacionais no Ensino Superior. Inovação Tecnológica para atendimentos às deficiências. Acessibilidade à informação e à aprendizagem de pessoas com deficiência. Inovação, Inclusão e Qualidade. Relatos, Vivências, Desafios e Conquista na Docência e Necessidades Educacionais Especiais.

Email: gt2seminariodeinclusao@gmail.com

GT 03 – Atendimento Educacional Especializado, Formação de Professores e Práticas de Inclusão.

Ementa: Atendimento Educacional Especializado – AEE – AEE para estudantes com deficiência física – AEE para estudantes com deficiência intelectual – AEE e as tecnologias assistivas – AEE para estudantes surdos – AEE para estudantes com deficiência visual – AEE para estudantes com transtornos globais do desenvolvimento – AEE para estudantes com altas habilidades/superdotação – AEE e o trabalho colaborativo com o ensino regular – Políticas educacionais inclusiva no Brasil – Formação de professores especialistas em AEE – Formação de professores na escola na perspectiva inclusiva – Práticas pedagógicas na escola inclusiva – Mudanças no cotidiano escolar na perspectiva inclusiva.

Email: gt3seminariodeinclusao@gmail.com

GT 04 – Transtorno do espectro autista – mediação em tempo de inclusão

Ementa: Discussão e apresentação de bases teóricas e práticas para alunos autistas. Educação que possibilite uma mediação escolar de qualidade.Aspectos centrais que envolvam a implementação da inclusão de alunos com autismo. A Educação para a diversidade. Ações governamentais dirigidas à formação de profissionais da educação com o fim de aumentar a qualidade no atendimento aos alunos com autismo.

Email: gt4seminariodeinclusao@gmail.com

GT 5 – Políticas Educacionais e Legitimação das Práticas Inclusivas nos recortes Étnico, Sexual e de Gênero;

Ementa: Discussão acerca das Políticas Públicas Educacionais Inclusivas sob os recortes étnico, sexual e de gênero. Linguagens e Práticas Sociais Pedagógicas que promovam a igualdade racial, de gênero e diversidade sexual como questões pertinentes na constituição das identidades sociais, na perspectiva da inclusão social. Diálogos entre experiências em contextos escolares e não escolares.

Email: gt5seminariodeinclusao@gmail.com

GT 6 – Memória, Formação e trajetórias autobiográficas: a invenção de si e do outro em práticas de inclusão

Ementa: O método (auto) biográfico e sua aplicação em pesquisas na educação.  A memória coletiva e a sua influência na formação do indivíduo. As narrativas de  formação e ( auto) formação : vivências e práticas  do  educador na perspectiva da inclusão sócio educacional . A construção da narrativa (auto) biográfica como propulsora ao desenvolvimento humano.

Email: gt6seminariodeinclusao@gmail.com

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