Período: Abril a Novembro de 2014.

Carga Horária: 45 horas

Certificação: 75% de presença

Coordenadora: Profa. Márcia Eloi Rodrigues

Período de Inscrições: 09 a 15 de abril/2014 (Secretaria).

Caracterização: O estudo sobre o midrash nos Evangelhos da Infância será centrado no método midráshico, procedimento exegético-hermenêutico judaico de ler e interpretar a Sagrada Escritura, que foi utilizado pelos hagiógrafos neotestamentários para testemunhar e fundamentar a fé em Jesus morto e ressuscitado como messias esperado, segundo as Escrituras.

Objetivos:

• Compreender o procedimento midráshico como método de releitura atualizante da Sagrada Escritura.
  • Aprimorar a leitura e compreensão dos textos Neotestamentários.
  • Possibilitar ao aluno de teologia redescobrir a riqueza teológica dos textos evangélicos, a partir de uma abordagem mais crítica dos relatos da infância.
  • Abrir um espaço de participação dos estudantes na atividade de pesquisa e iniciação científica.

Metodologia: Todos os participantes deverão ler os textos propostos antes da reunião. As reuniões serão quinzenais. O estudo dos textos deverá realizar-se mediante análise dos conceitos e argumentos presentes nos mesmos. Em cada reunião, o professor pesquisador, juntamente com um aluno, ficará responsável por apresentar o texto em forma de seminário, para ser debatido pelos presentes. Um aluno ficará responsável pela redação dos resultados do debate. No final de cada encontro será delimitado o texto a ser lido para a reunião seguinte, bem como o aluno responsável pelo seminário.

Cronograma: Sexta-feira, das 17h00min às 18h30min.

Mês Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov
Dias 11 02, 23 06 25 08, 22 05, 19 03, 17, 31 14, 28

Bibliografia Básica:

AGUA PÉREZ, Agustín del. El método midrásico y la exégesis del Nuevo Testamento. Valencia: Institución S. Jerónimo para la investigación bíblica, 1985.

MUÑOZ IGLESIAS, Salvador. Midráš y Evangelios de la Infância. Estudios Eclesiasticos, v. 47, n. 182/183, jul./dic. 1972, p. 331-359.

ULLOA, Boris Agustín Nef. O método midráshico e sua aplicação em Lc 2,36-38. Arquivo digital.

ULLOA, Boris Agustín Nef.O método deráshico e o Novo Testamento. Revista de Cultura Teológica, v. 17, n. 66, Jan./Mar. 2009, p. 11-26.