A Fundação Santa Teresinha de Mossoró – FUNDASTEM, por força dos seus Estatutos, desenvolve atividades educacionais nos diferentes tipos e níveis do ensino. Atua no Estado do Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró, onde mantém sua sede e Matriz.

Em 2002, a Direção da Fundação Santa Teresinha de Mossoró, após ouvir a comunidade e tendo em vista a demanda social, decidiu criar uma instituição de ensino superior, oferecendo cursos voltados para a formação humanística e social.

As necessidades locais levaram a Mantenedora a pleitear cursos de bacharelado e licenciatura, sobretudo na área humanística, habilitando para os diferentes segmentos da educação.

Deste modo, em princípio, nos próximos anos, a Mantenedora, planeja oferecer cursos de nível superior, voltando-se para:

a) a formação geral de profissionais para o mercado de trabalho;

b) o domínio dos conhecimentos básicos das áreas contempladas nos conteúdos mínimos nacionais;

c) o uso das tecnologias associadas ao seu ensino, e formas de avaliação a elas relacionadas;

d) e a possibilidade de formar docentes de ensino religioso contribuindo também para a formação de pesquisadores, e futuros ministros ordenados do culto católico.

De acordo com estudo de mercado de trabalho e verificação das necessidades sociais das microrregiões e polos que constituem a atual Diocese Católica de Mossoró, foi possível constatar que há espaço ainda para cursos que se voltem para a área humanística, sobretudo graduação de cunho crítico-reflexivo.

Por meio da Instituição de Ensino Superior, que a FUNDASTEM mantém, busca cumprir o compromisso assumido com a comunidade regional de participar ativamente do seu desenvolvimento objetivando contribuir para o fortalecimento da nação brasileira e com a construção de uma sociedade cujos direitos e deveres sejam compartilhados com igualdade e justiça.

Para tanto a FUNDASTEM entende que colaborar para ampliar o acesso ao Ensino Superior é buscar alternativas que viabilizem o acesso ao maior número de indivíduos, tais como: a) a iniciativa de implantar o crédito educativo próprio; b) oferecer ensino com qualidade a custos menores. Estas são percebidas como condições indispensáveis e já implementadas pela FUNDASTEM em sua instituição de ensino.

A Entidade atua em absoluta regularidade e perfeita consonância com as leis e as normas que regem a Educação Nacional e a vida institucional das entidades civis.

A FDM ministra atualmente o curso superior de Teologia – nível Bacharelado, e tem procurado se dedicar de forma mais abrangente e intensa a repensar o curso e à implantação do Setor de Pós-Graduação e Extensão, além da elaboração do projeto dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Ciências Contábeis.